Anais do Encontro sobre Formação de Professores em Exercício na Educação Básica e Seminário de Iniciação Científica do PARFOR/UFPI

ISSN: 2447-5645

Teresina – PI, 2015

Apresentação


O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) foi lançado em maio de 2009 com o objetivo de induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no país.

O PARFOR é resultante da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior, inserindo-se no compromisso da Capes com a redução de assimetrias regionais.

Na Universidade Federal do Piauí (UFPI) o Plano vem sendo desenvolvido desde 2010, e já foram implantados 84 turmas e 14 cursos (Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Música e Pedagogia), distribuídos em 7 municípios (Batalha, Bom Jesus, Esperantina, Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina), totalizando 2.742 alunos ingressantes através do Programa. Para o biênio 2015/2016 está prevista a implantação de mais quatro cursos: Dança, Educação Especial, Teatro e Letras Libras.

Transcorridos 05 anos da implantação do PARFOR na UFPI será realizado o I Encontro sobre Formação de Professores em Exercício na Educação Básica (I ENFORUFPI) com a finalidade de fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre a formação inicial de professores, bem como identificar proposições que possam contribuir para o aperfeiçoamento da gestão e execução do Plano.

O I ENFORUFPI integra o processo de avaliação do PARFOR e representa um importante momento de integração entre os entes participantes do Programa e de renovação do compromisso da UFPI em promover uma formação sólida, contextualizada, ampla e multidisciplinar de professores da educação básica em exercício na rede pública do Estado do Piauí, nas diversas áreas do conhecimento.

O evento tem como público alvo professores da rede pública de educação básica, em especial, aqueles em formação pelo PARFOR no âmbito da UFPI e contará com a presença de renomados pesquisadores na área de educação, ensino e pesquisa, oportunizando ao professor em formação contato e experiência formativa com pesquisadores de reconhecido nível de excelência nacional e internacional.

Concomitante com o I ENFORUFPI ocorrerá o VI Seminário de Iniciação Científica do PARFOR, objetivando, a partir da apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, socializar a produção científica no âmbito do Programa. O evento contará como atividade complementar, em especial para os alunos vinculados ao PARFOR/UFPI, e a sua programação englobará conferências, palestras, master class, mesa redonda, roda de diálogo, exposição de pôsteres, sessões de comunicação oral e oficinas de diferentes temáticas.

O evento celebra os 05 anos do PARFOR na UFPI. Contamos com sua a presença.

Seja bem-vindo(a)!


Comissão Organizadora

Expediente

Anais do Encontro sobre Formação de Professores em Exercício na Educação Básica e Seminário de Iniciação Científica do PARFOR/UFPI. Teresina: PARFOR/UFPI, 2015.


Periodicidade do Evento: Bianual

Corpo Editorial


  • Maria da Glória Duarte Ferro
  • José Ribamar Lopes Batista
  • Bartira Araújo da Silva Viana
  • Maraisa Lopes
  • Érica Rodrigues Fontes

Comissão Científica


  • Andrea Lourdes Monteiro Scabello
  • Bartira Araújo da Silva Viana
  • Cleânia de Sales Silva
  • Érica Rodrigues Fontes
  • Flávio Rovani de Andrade
  • Francisca Marta Magalhaes de Brito
  • Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves
  • João Benvindo de Moura
  • Maraisa Lopes
  • Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari
  • Raimundo Lenilde de Araújo
  • Silvana de Sousa Silva

Realização


Universidade Federal do Piauí - UFPI

Reitor: Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UFPI

Coordenação Geral: Maria da Glória Duarte Ferro

Comissão Organizadora


  • Coordenação Geral
  • Maria da Glória Duarte Ferro

  • Coordenação Adjunta
  • José Ribamar Lopes Batista
  • Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari

  • Coordenação de Comitês
  • Bartira Araújo da Silva Viana
  • Luciana Nobre de Abreu Ferreira

  • Coordenação de Infraestrutura
  • Luciana Nobre de Abreu Ferreira

  • Coordenação Técnico-Científica
  • Maraisa Lopes

  • Coordenação de Comunicação e Divulgação
  • Márcia Evelim de Carvalho

  • Coordenação Social e Cultural
  • Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves

  • Coordenação de Marketing
  • Maria Dilma Andrade Vieira

  • Coordenação de Exposição de Pôsteres
  • Érica Rodrigues Fontes

  • Coordenação de Apresentação de TCC
  • Juliana Carla Bastos

  • Coordenação de Oficinas
  • Sandra Maria Mendes de Moura Dantas

  • Coordenação de Comunicação Oral
  • Francisca de Lourdes dos Santos Leal

  • Coordenação de Gestão da Educação Básica
  • Jerino Queiroz Ferreira

  • Coordenação do Memorial PARFOR
  • Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari

  • Coordenação de Estudantes Voluntários
  • João Benvindo de Moura

  • Coordenação de Recepção, Credenciamento e Informações
  • Jane Bezerra de Sousa

  • Coordenação de Informática
  • Wellington Pacheco Silva

  • Coordenação de Captação de Recursos Financeiros
  • José Ribamar Lopes Batista

  • Coordenação de Apoio e Secretaria do Evento
  • Pamela Cristiana de Almeida

Apoio Institucional


Ministério da Educação – MEC

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/IFPI

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UESPI


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Sumário


A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 16
A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 17
A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAL SEU LUGAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ALTO LONGÁ - PI? 18
A CENEC E A EDUCAÇÃO NO POVOADO RIACHÃO - ITAINÓPOLIS - PI, DE 1990 A 1997: ENSINO DE HISTÓRIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 19
A CONCEPÇÃO DE DISLEXIA PARA PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA-PI 20
A CONTAGEM PARA ALÉM DOS NÚMEROS 21
A CONTRIBUIÇÃO DA INTERVENÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 22
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE A METODOLOGIA DESEJADA E A VIVENCIADA NAS SALAS DE AULA 23
A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO - CAMINHOS DE UMA PRÁTICA COM RESULTADOS PARA OS ALUNOS DO PARFOR UFPI – LETRAS – PARNAÍBA 24
A EXPRESSÃO DE GÊNERO EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PARNAIBA 25
A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA: CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO AMERICANO 26
A HISTÓRIA DA ÁFRICA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA LANDRI SALES EM PICOS-PI ENTRE 2011 A 2014 27
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM PROFESSORES - ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR / UFPI 28
A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NA CONSTITUIÇÃO DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: UM ESTUDO COM PROFESSORES - ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR / UFPI 29
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA HISTÓRIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE ESCOLAR BORGES MARINHO NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DO PIAUI (2014) 30
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA 31
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE HISTÓRIA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 32
A INFLUÊNCIA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO 5° ANO NA UNIDADE ESCOLAR HUGO NAPOLEÃO EM BATALHA-PI 33
A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 34
A LEITURA LITERÁRIA NA EDUÇAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COM PROFESSORES - ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR 35
A LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 36
A LUTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO PARQUE ELIANE 37
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 38
A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE JOSÉ DE FREITAS – PI 39
A VIDA COMO DISPOSITIVO TEMÁTICO PARA PENSAR A PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 40
A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO COTIDIANO DE TRÊS ESCOLAS DA ZONA SUDESTE DE TERESINA: CONCEPÇÕES E ATUAÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES SOBRE ESSA REALIDADE 41
ALFABETIZAR LETRANDO: A IMPORTÂNCIA DO USO DOS TEXTOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 42
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 43
ANÁLISE DOS ERROS DE ESCRITA DOS ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ALTOS-PI 44
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONSELHO ESCOLAR, O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA E A FORMAÇÃO DA CIDADANIA 45
AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE TERESINA-PI 46
AS CONDIÇÕES DO ENSINO PÚBLICO OFERTADO PARA OS ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA URBANA NA CIDADE DE BATALHA-PI 47
AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM 48
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DO ALUNO E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO PROFESSOR 49
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 50
AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NO 2º E 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PALMEIRAIS 51
AS DIFICULDADES PARA A APRENDIZAGEM DE LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS 52
AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE LEITURA UTILIZADAS PELOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CMEI VILA BANDEIRANTES EM TERESINA-PI 53
AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL BARJAS NEGRI DA CIDADE DE TERESINA-PIAUÍ 54
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO DA UNIDADE ESCOLAR JOMÁSIO DOS SANTOS BARROS (2000 - 2014) 55
ATIVIDADES DE CAMPO EM CIÊNCIAS - UMA ESTRATÉGIA MULTIDISCIPLINAR E DE CONSERVAÇÃO 56
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA UNIDADE ESCOLAR ALZIRA SOUSA 57
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DA UNIDADE ESCOLAR VISCONDE SABUGOSA 58
AVALIAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO NA ALFABETIZAÇAO DE JOVENS E DE ADULTOS NO MUNICÍPIO DE BATALHA-PI 59
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL 60
BAÚ DE MISTÉRIO: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES 61
CLASSES MULTISSERIADAS: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 62
CONTEXTUALIZANDO O SABER GEOGRÁFICO ATRAVÉS DA MÚSICA 63
CRENÇAS DE PROFESSORES E ALUNOS ACERCA DO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º AO 9º ANOS DO MUNICÍPIO DE ALTOS – PI 64
DA IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NA CIDADE DE BATALHA - PIAUÍ 65
DESPERDÍCIO DA ÁGUA: SOLUÇÕES APLICÁVEIS AO AMBIENTE ESCOLAR 66
DETERMINANTES DAS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NUMA REALIDADE NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM S. JOÃO DO ARRAIAL - PIAUÍ 67
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DE ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA ZONA SUDESTE DE TERESINA: O QUE DIZEM SEUS PROFESSORES? 68
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA: ATUAÇÃO DO PROFESSOR E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO 69
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 70
DISCURSO DE CRIANÇAS: UMA METODOLOGIA POUCO UTILIZADA 71
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTRA O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES 72
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA MUNICIPAL ZECA CURICA NO BAIRRO MORADA DO SOL EM PICOS - PI (2009 -2014) 73
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: O USO DE JOGOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 74
ENTRE TRAÇOS E RABISCOS: FATORES QUE CONTRIBUEM PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 75
ESCOLA MUNICIPAL URBANO LEAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DO 9º ANO DE HISTÓRIA ENTRE 2012 A 2014 76
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVENCIANDO E COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 77
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL 78
ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 79
ESTUDOS DE EJA ATRAVÉS DE GERAÇÕES DISTINTAS 80
EVASÃO ESCOLAR NA UNIDADE ESCOLAR DOM SEVERINO 81
EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA JOSÉ RODRIGUES DE MELO DA LOCALIDADE CACIMBAS I EM BATALHA-PI 82
EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ZONA RURAL DE PALMEIRAIS 83
EXPERIÊNCIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 84
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 85
FAMÍLIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS 86
FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS QUE SE DESLOCAM DA ZONA RURAL PARA ZONA URBANA 87
FONTES, LINGUAGENS E CONCEPÇÕES DO ENSINO DE HISTÓRIA NA UNIDADE ESCOLAR MANOEL TOMAZ DA SILVA/ SÃO JOÃO DA SERRA (PI) 88
FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ÉPOCAS DISTINTAS 89
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA 90
GESTÃO PARTICIPATIVA E O DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS NA UNIDADE ESCOLAR MAGNO PIRES II 91
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM SANTO ANTÔNIO DE LISBOA-PI (1964-2000) 92
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA UNIDADE ESCOLAR JOMÁSIO DOS SANTOS BARROS DA CIDADE DE BOCAINA-PI (1985 A 2004) 93
HISTÓRIA E MEMÓRIA DO CURSO DE HISTÓRIA DA UFPI-PICOS (2006-2013) 94
HISTÓRIAS DOS ALUNOS ALFABETIZADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 95
INDISCIPLINA EM SALA DE AULA: CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA PROFESSORA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BATALHA – PI 96
INDISCIPLINA ESCOLAR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 97
JOGOS DIDÁTICOS COMO PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR DA UFPI 98
JOGOS E APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR CHAGAS RODRIGUES 99
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO 1º E 2° PERÍODO DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARINA SOARES DA SILVA EM TERESINA - PI 100
METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO 101
NECESSIDADES FORMATIVAS PARA ATUAÇÃO NA SALA DE AEE NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA-PI 102
O BRINCAR E O SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS ESPAÇOS E TEMPOS DA BRINCADEIRA NOS CMEI /TERESINA 103
O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: CONHECENDO A REALIDADE NA ZONA RURAL DE BATALHA –PI 104
O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA 105
O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA MUNICIPAL MARIANO ROCHA EM BOCAINA-PI (2011 - 2013) 106
O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA: A LEI 10.639 E A REALIDADE NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOLA SACO DA VÁRZEA EM SÃO JOSÉ DO PIAUÍ (2003 - 2015) 107
O ENSINO DE HISTÓRIA E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I 108
O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL URBANO LEAL EM BOCAINA-PI (2005-2014) 109
O ESTUDO DA HISTÓTIA INDÍGENA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA CELESTINO FILHO EM CONCEIÇÃO DO CANINDÉ-PI NOS ÚLTIMOS 15 ANOS 110
O ESTUDO DO BAIRRO PARA CARTOGRAFAR A PAISAGEM: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 111
O FILME EM CENA: UMA PRÁTICA DE LEITURA INTERDISCIPLINAR 112
O HÁBITO E O GOSTO PELA LEITURA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 113
O LÚDICO COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS NA CRECHE 114
O LÚDICO E APRENDIZAGEM NA PRÉ-ESCOLA 115
O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 116
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 117
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA MUNICIPAL EXPEDITO ALBANO DE MOURA NA CIDADE DE PICOS 118
O PROFESSOR E A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS 119
O PROFESSOR PEGA CARONA NO TRANSPORTE ESCOLAR RURAL: IMPLICAÇÕES PARA SUA ATUAÇÃO DOCENTE 120
O QUE ENCONTRAMOS NA OBSERVAÇÃO DO ESTÁGIO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O QUE PROPOMOS NOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA 121
O SIGNIFICADO DA INTERAÇÃO-FAMÍLIA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO ALUNO: UM ESTUDO COM PROFESSORES-ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR 122
O TEATRO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA NA UFPI/ PICOS-PI (2009 a 2014) 123
O USO DA ARTE SUSTENTÁVEL NO ENSINO DE ARTE COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL 124
O USO DE REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PARA UM CURSO INTRODUTÓRIO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 125
OS EFEITOS DA CRECHE NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA NA PRÉ-ESCOLA 126
OS PRINCIPAIS ERROS APRESENTADOS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 127
OUVINDO CRIANÇAS SOBRE O QUE PENSAM EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS NO 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TERESINA 128
POSSIBILIDADES E LIMITES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA EJA DA U.E. SINHARINHA LAGES 129
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I NA ESCOLA NÚCLEO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VEREADOR FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DE LISBOA - PI (2010 - 2014) 130
RECURSOS METODOLÓGICOS PARA SUPERAR AS CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME DE BURNOUT NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 131
RECURSOS PEDAGÓGICOS DE ESTUDO E CRIAÇÃO 132
REFLETINDO A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS 133
SABERES PEDAGÓGICOS CONSTRUÍDOS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 134
SOCIABILIDADES VIOLENTAS NA UNIDADE ESCOLAR MARIA DE CARVALHO (SANTO ANTONIO DE LISBOA-PI/ 2009-2013): O COMBATE AO BULLYING ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA 135
SUCESSO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA 136
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: CONVERSAS TENSAS E INTENSAS MESCLADAS COM PRAZER E SATISFAÇÃO 137
USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 138
USO DO TEATRO PARA O ENSINO DA PARASITOLOGIA 139

Normas


Os resumos simples devem apresentar a seguinte formatação: 150 palavras (mínimo) e 250 palavras (máximo), em fonte Times News Roman, tamanho 12, cor preta, espaçamento simples, margens 2,5 cm. O texto deve ser justificado. Os trabalhos devem ser encaminhados apenas em Português. O trabalho deverá conter, de maneira clara e objetiva, cabeçalho com título do trabalho (centralizado e em negrito). Cada autor deverá ser separado por ponto-e-vírgula, e composto por nome do autor, nome da instituição e e-mail, separados por uma barra e cada palavra dos nomes iniciando com letra maiúscula. Os trabalhos devem apresentar, sem fazer referência explícita e sinteticamente, objetivos, metodologia, resultados e discussão, e considerações finais. O texto do resumo simples deve ser digitado sem paragrafação e será necessária a indicação de três palavras-chaves, as quais deverão ser separadas entre si por meio de ponto final. Recomenda-se aos autores a máxima cautela na redação e correção dos seus trabalhos. Os autores serão responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos apresentados.

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