O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) foi lançado em maio de 2009 com o objetivo de induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no país.
Anais do Encontro sobre Formação de Professores em Exercício na Educação Básica e Seminário de Iniciação Científica do PARFOR/UFPI. Teresina: PARFOR/UFPI, 2015.
Universidade Federal do Piauí - UFPI
Reitor: Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UFPI
Coordenação Geral: Maria da Glória Duarte Ferro
Ministério da Educação – MEC
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/IFPI
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UESPI
Home Page: http://www.enforufpi.ufpi.br/
E-mail: enforufpi@gmail.com
A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 16 |
A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 17 |
A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAL SEU LUGAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ALTO LONGÁ - PI? | 18 |
A CENEC E A EDUCAÇÃO NO POVOADO RIACHÃO - ITAINÓPOLIS - PI, DE 1990 A 1997: ENSINO DE HISTÓRIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | 19 |
A CONCEPÇÃO DE DISLEXIA PARA PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA-PI | 20 |
A CONTAGEM PARA ALÉM DOS NÚMEROS | 21 |
A CONTRIBUIÇÃO DA INTERVENÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | 22 |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE A METODOLOGIA DESEJADA E A VIVENCIADA NAS SALAS DE AULA | 23 |
A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO - CAMINHOS DE UMA PRÁTICA COM RESULTADOS PARA OS ALUNOS DO PARFOR UFPI – LETRAS – PARNAÍBA | 24 |
A EXPRESSÃO DE GÊNERO EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PARNAIBA | 25 |
A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA: CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO AMERICANO | 26 |
A HISTÓRIA DA ÁFRICA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA LANDRI SALES EM PICOS-PI ENTRE 2011 A 2014 | 27 |
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM PROFESSORES - ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR / UFPI | 28 |
A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NA CONSTITUIÇÃO DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: UM ESTUDO COM PROFESSORES - ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR / UFPI | 29 |
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA HISTÓRIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE ESCOLAR BORGES MARINHO NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DO PIAUI (2014) | 30 |
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA | 31 |
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE HISTÓRIA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | 32 |
A INFLUÊNCIA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO 5° ANO NA UNIDADE ESCOLAR HUGO NAPOLEÃO EM BATALHA-PI | 33 |
A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 34 |
A LEITURA LITERÁRIA NA EDUÇAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COM PROFESSORES - ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR | 35 |
A LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 36 |
A LUTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO PARQUE ELIANE | 37 |
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 38 |
A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE JOSÉ DE FREITAS – PI | 39 |
A VIDA COMO DISPOSITIVO TEMÁTICO PARA PENSAR A PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | 40 |
A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO COTIDIANO DE TRÊS ESCOLAS DA ZONA SUDESTE DE TERESINA: CONCEPÇÕES E ATUAÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES SOBRE ESSA REALIDADE | 41 |
ALFABETIZAR LETRANDO: A IMPORTÂNCIA DO USO DOS TEXTOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 42 |
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 43 |
ANÁLISE DOS ERROS DE ESCRITA DOS ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ALTOS-PI | 44 |
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONSELHO ESCOLAR, O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA E A FORMAÇÃO DA CIDADANIA | 45 |
AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE TERESINA-PI | 46 |
AS CONDIÇÕES DO ENSINO PÚBLICO OFERTADO PARA OS ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA URBANA NA CIDADE DE BATALHA-PI | 47 |
AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM | 48 |
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DO ALUNO E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO PROFESSOR | 49 |
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | 50 |
AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NO 2º E 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PALMEIRAIS | 51 |
AS DIFICULDADES PARA A APRENDIZAGEM DE LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS | 52 |
AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE LEITURA UTILIZADAS PELOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CMEI VILA BANDEIRANTES EM TERESINA-PI | 53 |
AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL BARJAS NEGRI DA CIDADE DE TERESINA-PIAUÍ | 54 |
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO DA UNIDADE ESCOLAR JOMÁSIO DOS SANTOS BARROS (2000 - 2014) | 55 |
ATIVIDADES DE CAMPO EM CIÊNCIAS - UMA ESTRATÉGIA MULTIDISCIPLINAR E DE CONSERVAÇÃO | 56 |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA UNIDADE ESCOLAR ALZIRA SOUSA | 57 |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DA UNIDADE ESCOLAR VISCONDE SABUGOSA | 58 |
AVALIAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO NA ALFABETIZAÇAO DE JOVENS E DE ADULTOS NO MUNICÍPIO DE BATALHA-PI | 59 |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 60 |
BAÚ DE MISTÉRIO: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES | 61 |
CLASSES MULTISSERIADAS: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL | 62 |
CONTEXTUALIZANDO O SABER GEOGRÁFICO ATRAVÉS DA MÚSICA | 63 |
CRENÇAS DE PROFESSORES E ALUNOS ACERCA DO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º AO 9º ANOS DO MUNICÍPIO DE ALTOS – PI | 64 |
DA IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NA CIDADE DE BATALHA - PIAUÍ | 65 |
DESPERDÍCIO DA ÁGUA: SOLUÇÕES APLICÁVEIS AO AMBIENTE ESCOLAR | 66 |
DETERMINANTES DAS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NUMA REALIDADE NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM S. JOÃO DO ARRAIAL - PIAUÍ | 67 |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DE ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA ZONA SUDESTE DE TERESINA: O QUE DIZEM SEUS PROFESSORES? | 68 |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA: ATUAÇÃO DO PROFESSOR E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO | 69 |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | 70 |
DISCURSO DE CRIANÇAS: UMA METODOLOGIA POUCO UTILIZADA | 71 |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTRA O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES | 72 |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA MUNICIPAL ZECA CURICA NO BAIRRO MORADA DO SOL EM PICOS - PI (2009 -2014) | 73 |
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: O USO DE JOGOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 74 |
ENTRE TRAÇOS E RABISCOS: FATORES QUE CONTRIBUEM PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | 75 |
ESCOLA MUNICIPAL URBANO LEAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DO 9º ANO DE HISTÓRIA ENTRE 2012 A 2014 | 76 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVENCIANDO E COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 77 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL | 78 |
ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | 79 |
ESTUDOS DE EJA ATRAVÉS DE GERAÇÕES DISTINTAS | 80 |
EVASÃO ESCOLAR NA UNIDADE ESCOLAR DOM SEVERINO | 81 |
EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA JOSÉ RODRIGUES DE MELO DA LOCALIDADE CACIMBAS I EM BATALHA-PI | 82 |
EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ZONA RURAL DE PALMEIRAIS | 83 |
EXPERIÊNCIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 84 |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 85 |
FAMÍLIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS | 86 |
FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS QUE SE DESLOCAM DA ZONA RURAL PARA ZONA URBANA | 87 |
FONTES, LINGUAGENS E CONCEPÇÕES DO ENSINO DE HISTÓRIA NA UNIDADE ESCOLAR MANOEL TOMAZ DA SILVA/ SÃO JOÃO DA SERRA (PI) | 88 |
FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ÉPOCAS DISTINTAS | 89 |
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA | 90 |
GESTÃO PARTICIPATIVA E O DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS NA UNIDADE ESCOLAR MAGNO PIRES II | 91 |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM SANTO ANTÔNIO DE LISBOA-PI (1964-2000) | 92 |
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA UNIDADE ESCOLAR JOMÁSIO DOS SANTOS BARROS DA CIDADE DE BOCAINA-PI (1985 A 2004) | 93 |
HISTÓRIA E MEMÓRIA DO CURSO DE HISTÓRIA DA UFPI-PICOS (2006-2013) | 94 |
HISTÓRIAS DOS ALUNOS ALFABETIZADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 95 |
INDISCIPLINA EM SALA DE AULA: CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA PROFESSORA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BATALHA – PI | 96 |
INDISCIPLINA ESCOLAR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 97 |
JOGOS DIDÁTICOS COMO PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR DA UFPI | 98 |
JOGOS E APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR CHAGAS RODRIGUES | 99 |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO 1º E 2° PERÍODO DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARINA SOARES DA SILVA EM TERESINA - PI | 100 |
METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO | 101 |
NECESSIDADES FORMATIVAS PARA ATUAÇÃO NA SALA DE AEE NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA-PI | 102 |
O BRINCAR E O SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS ESPAÇOS E TEMPOS DA BRINCADEIRA NOS CMEI /TERESINA | 103 |
O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: CONHECENDO A REALIDADE NA ZONA RURAL DE BATALHA –PI | 104 |
O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA | 105 |
O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA MUNICIPAL MARIANO ROCHA EM BOCAINA-PI (2011 - 2013) | 106 |
O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA: A LEI 10.639 E A REALIDADE NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOLA SACO DA VÁRZEA EM SÃO JOSÉ DO PIAUÍ (2003 - 2015) | 107 |
O ENSINO DE HISTÓRIA E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I | 108 |
O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL URBANO LEAL EM BOCAINA-PI (2005-2014) | 109 |
O ESTUDO DA HISTÓTIA INDÍGENA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA CELESTINO FILHO EM CONCEIÇÃO DO CANINDÉ-PI NOS ÚLTIMOS 15 ANOS | 110 |
O ESTUDO DO BAIRRO PARA CARTOGRAFAR A PAISAGEM: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | 111 |
O FILME EM CENA: UMA PRÁTICA DE LEITURA INTERDISCIPLINAR | 112 |
O HÁBITO E O GOSTO PELA LEITURA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | 113 |
O LÚDICO COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS NA CRECHE | 114 |
O LÚDICO E APRENDIZAGEM NA PRÉ-ESCOLA | 115 |
O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | 116 |
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 117 |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA MUNICIPAL EXPEDITO ALBANO DE MOURA NA CIDADE DE PICOS | 118 |
O PROFESSOR E A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS | 119 |
O PROFESSOR PEGA CARONA NO TRANSPORTE ESCOLAR RURAL: IMPLICAÇÕES PARA SUA ATUAÇÃO DOCENTE | 120 |
O QUE ENCONTRAMOS NA OBSERVAÇÃO DO ESTÁGIO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O QUE PROPOMOS NOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA | 121 |
O SIGNIFICADO DA INTERAÇÃO-FAMÍLIA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO ALUNO: UM ESTUDO COM PROFESSORES-ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR | 122 |
O TEATRO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA NA UFPI/ PICOS-PI (2009 a 2014) | 123 |
O USO DA ARTE SUSTENTÁVEL NO ENSINO DE ARTE COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL | 124 |
O USO DE REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PARA UM CURSO INTRODUTÓRIO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | 125 |
OS EFEITOS DA CRECHE NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA NA PRÉ-ESCOLA | 126 |
OS PRINCIPAIS ERROS APRESENTADOS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 127 |
OUVINDO CRIANÇAS SOBRE O QUE PENSAM EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS NO 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TERESINA | 128 |
POSSIBILIDADES E LIMITES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA EJA DA U.E. SINHARINHA LAGES | 129 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I NA ESCOLA NÚCLEO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VEREADOR FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DE LISBOA - PI (2010 - 2014) | 130 |
RECURSOS METODOLÓGICOS PARA SUPERAR AS CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME DE BURNOUT NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | 131 |
RECURSOS PEDAGÓGICOS DE ESTUDO E CRIAÇÃO | 132 |
REFLETINDO A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS | 133 |
SABERES PEDAGÓGICOS CONSTRUÍDOS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 134 |
SOCIABILIDADES VIOLENTAS NA UNIDADE ESCOLAR MARIA DE CARVALHO (SANTO ANTONIO DE LISBOA-PI/ 2009-2013): O COMBATE AO BULLYING ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA | 135 |
SUCESSO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA | 136 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: CONVERSAS TENSAS E INTENSAS MESCLADAS COM PRAZER E SATISFAÇÃO | 137 |
USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 138 |
USO DO TEATRO PARA O ENSINO DA PARASITOLOGIA | 139 |
Os resumos simples devem apresentar a seguinte formatação: 150 palavras (mínimo) e 250 palavras (máximo), em fonte Times News Roman, tamanho 12, cor preta, espaçamento simples, margens 2,5 cm. O texto deve ser justificado. Os trabalhos devem ser encaminhados apenas em Português. O trabalho deverá conter, de maneira clara e objetiva, cabeçalho com título do trabalho (centralizado e em negrito). Cada autor deverá ser separado por ponto-e-vírgula, e composto por nome do autor, nome da instituição e e-mail, separados por uma barra e cada palavra dos nomes iniciando com letra maiúscula. Os trabalhos devem apresentar, sem fazer referência explícita e sinteticamente, objetivos, metodologia, resultados e discussão, e considerações finais. O texto do resumo simples deve ser digitado sem paragrafação e será necessária a indicação de três palavras-chaves, as quais deverão ser separadas entre si por meio de ponto final. Recomenda-se aos autores a máxima cautela na redação e correção dos seus trabalhos. Os autores serão responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos apresentados.